Inscrições


O II Colóquio está disponibilizando 250 inscrições, gratuitas, com ou sem apresentação de trabalhos, abertas ao público de alunos de graduação e pós-graduação; docentes e pesquisadores em Ciências Humanas e afins; profissionais da educação básica.

As inscrições sem apresentação de trabalhos serão feitas no período de 16/09 a 08/11, na sala do Grupo de Pesquisa ECOS, nos altos do ICED/UFPA. Excepcionalmente, os interessados em participar do evento, não residentes na região metropolitana de Belém, poderão realizar suas inscrições pelo e-mail inscricaotrabalhocoloquio@gmail.com, encaminhando os seguintes dados: nome completo, e-mail, endereço, município, fone, ocupação, instituição em que trabalha ou estuda, titulação.

Inscrições com submissão de trabalho:

O evento realizará inscrições de trabalho em dois formatos: comunicações coordenadas e pôsteres. 

Para submeter trabalho, o participante deverá fazer antes a sua inscrição no evento, enviando para o e-mail inscricaotrabalhocoloquio@gmail.com os seguintes dados: nome completo, e-mail, endereço, município, fone, ocupação, instituição em que trabalha ou estuda, titulação e grupo de trabalho para qual submeterá seu trabalho.

Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos. As inscrições de trabalhos serão realizadas no período de 10/07 a 15/09, exclusivamente pelo e-mail: inscricaotrabalhocoloquio@gmail.com, conforme as normas abaixo especificadas. 

Normas para submissão de comunicações coordenadas:

Para submeter comunicações coordenadas é necessário que se reúna em torno de um eixo-temático 4 trabalhos e dentre estes um autor deverá assumir o lugar de coordenador geral da comunicação. É este coordenador que deverá efetivar o envio da produção do grupo e quando isto acontecer todos os autores já devem ter feito suas inscrições por e-mail. Cada comunicação deve ser constituída de 5 resumos – 4 resumo referente a cada um dos quatro trabalhos, mais um resumo geral – e 4 textos completos.

Os resumos deverão ter no mínimo 2.500 caracteres (contando os espaços) e no máximo 3.000 caracteres (contando os espaços), em espaço simples, letra Times New Roman, fonte 12, e obedecer à seguinte estrutura: título em maiúsculas e negrito, seguindo do nome completo do autor, identificação institucional (Universidade ou instituição de ensino e/ou pesquisa), e-mail do autor, três palavras-chave e resumo.

Os textos completos devem seguir às seguintes especificações: título em maiúsculas e negrito, seguindo do nome completo do autor, identificação institucional (Universidade ou instituição de ensino e/ou pesquisa), e-mail do autor, três palavras-chave, mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, em forma de artigo, com objetivos, metodologia, problemática anunciada e devidamente desenvolvida, considerações finais e referências. O texto deve ser digitado em formato A4, fonte Times New Roman, letra tamanho 12, espaço 1,5, justificado em ambas as margens, margens 2,5. As citações, a partir de quatro linhas, devem conter espaços simples, recuo à esquerda de 4 cm e fonte 11. As notas devem estar no final do texto. Consultar as normas da ABNT em vigor quanto às referências.

Os resumos e textos completos serão publicados em CD-ROM

Normas para submissão de pôsteres:

Como pôsteres serão aceitos trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos. Para submeter-se a essa modalidade o autor deverá enviar apenas o resumo contendo as seguintes informações: título; nome do autor (e co-autor, se houver); instituição e e-mail; introdução; material e métodos; resultados; conclusões, seguindo-se logo abaixo as palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5). O resumo deve conter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.

  • NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO PÔSTER NO EVENTO:

O pôster, para apresentação, deve ter a seguinte configuração:

a) Dimensão: 1.20m de altura por 80 cm de largura;
b) Componentes dos pôsteres: título; nomes dos autores; instituição; e-mail; Nome do GT do trabalho submetido; introdução; material e métodos; resultados; conclusões e referências;
c) Titulo: deverá ser o mesmo utilizado no Resumo, escrito em letras maiúsculas que permitam a sua leitura a 3m de distância;
e) Nome dos autores, instituição e endereço devem vir abaixo do titulo e com letras menores. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado;
f) A disposição dos demais itens, no corpo do pôster, fica a critério do(s) autor(es), recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura à distância;
g) Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);
       
Os resumos serão publicados em CD-ROM. 

Ao encaminhar a submissão da Comunicação Coordenada ou do Pôster, o autor deve reafirmar no e-mail o GT para o qual deve ser incluído o seu trabalho.

Os GT's para encaminhamento das inscrições são:

1)        Educação, diversidade e direitos humanos na Amazônia
Aceita trabalhos sobre educação relacionados a movimentos e organizações sociais do campo; interculturalidade, afirmação das diferenças e direitos humanos; populações tradicionais da Amazônia; e sustentabilidade do planeta.

2)        Diferença, formação de professores e representações sociais
Aceita trabalhos sobre educação e representações sociais, relacionados à formação de professores, identidade, juventude, violência, afetividade e inclusão.

3)        História da infância e práticas sociais
Aceita trabalhos sobre história da infância e práticas sociais; produtos culturais e criança; infância na literatura e no cinema; criança e práticas discursivas.

4)        Diferença sociocultural e história do pensamento educacional latino-americano
Aceita trabalhos sobre educação na América Latina, com destaque para a história do pensamento intelectual; nacionalismo e educação; grupos humanos e educação; e história de instituições educativas no continente latino-americano.